A Igreja Batista Independente do Fazendinha possui sua origem no trabalho da Missão de Örebro, Suécia, com a chegada do missionário Erik Jansson em 1912. Dividida em 4 fases, sendo elas, a chegada, o surgimento de frentes missionárias, a evangelização nacional e a reestruturação regional, a conveção das Igrejas Batistas Independentes solidificou seu trabalho no âmbito nacional.
Com uma grande bagagem missionária, as Igrejas Batistas Independentes começou sua história de missão transcultural em 1845, na Suécia. Filho de um povo humilde, John Onhman foi o precursor do movimento. Aos 19 anos teve uma gloriosa experiência de salvação, convertendo-se ao Senhor e sendo batizado num, buraco aberto no gelo. Com um forte chamado para a obra missionária, após uma experiência como pastor em sua terra natal, Ongman fundou e organizou a Orebro Missionsforening, cujo objetivo era enviar missionárias para evangelização de terras estrangeiras. Desde o princípio, as características deste trabalho são:
Após a sua morte houve uma ruptura do movimento com a igreja, mas, nos últimos tempos tem havido uma forte aproximação entre as duas denominações e vários projetos em comum estão sendo realizados.
O foco em missões transculturais é uma das características mais fortes da Missão de Orebro, durante toda a sua existência e também, atualmente, nas Igrejas Batistas Independentes. A visão missionária é apresentada desde a Escola Dominical, como em todos os diferentes ministérios da igreja. O lema, baseado na declaração feita no Congresso Mundial de Evangelização em Lausanne, na Suíça, em 1974, inclui princípios que norteiam a atividade missionária tanto evagelística como social.
"Toda a Igreja levando todo o Evangelho a todo Homem em todo o Mundo" - Lausanne, 1974.